CRÍTICA: Cruella

⌕ · Bem vindoㅤ✦ㅤBlog por Elly Melo 
⊰ escrito em ༄ 30 ∶ 05 ∶ 2020 ‹

.ㅤㅤㅤ.ㅤㅤㅤ.ㅤㅤㅤ.ㅤㅤㅤ.ㅤㅤㅤ.

Voltamos para mais um filme em live-action de uma história que muitos já conhecem, mas dessa vez com uma narrativa um pouco diferente. Vamos conhecer um pouco a origem da tão querida vilã do mundo Disney, Cruella DeVil.

O filme nos mostra a juventude rebelde de Estella, uma menina que tem desde sempre o sonho de mostrar para o mundo a sua genialidade na moda e assim alcançar o sucesso. Ela conhece dois ladrões e se torna amiga deles, que admiram a esperteza e malícia de Estella e juntos sobrevivem nas ruas de Londres dos anos 70. Quando ela se depara com a poderosa influente do mundo da moda baronesa Von Hellman, muitos conflitos despertam em Estella o seu lado ousado e maldoso, dando então vida a vingativa Cruella.

.ㅤㅤㅤ.ㅤㅤㅤ.ㅤㅤㅤ.ㅤㅤㅤ.ㅤㅤㅤ.

Brilhante e genital como ela se nomeia. É impossível não adorar ainda mais essa vilão carismática com a atuação impecável da Emma Stone. A história de Cruella para esse filme é totalmente original dos estúdios Disney, sendo considerada então a história de origem oficial da nossa vilã. E olha… não é por nada não, mas o roteiro desse filme foi todo planejado e conectado. Não vi nenhum buraco em aberto para ter dúvidas sobre os acontecimentos. Tudo se intercala, principalmente o elenco. E no final é como se um quebra-cabeça fosse montado.

Ambientado em plena revolução do punk rock de 1970, é visível a influência desse movimento na trilha sonora impecável do filme e principalmente no figurino de Estella/Cruella. Esse cenário coube perfeitamente com a personalidade “revolucionária” de quebrar regras de Cruella. Na qual é sempre vista no filme indo contra os padrões da moda clássica, e usando e abusando da criatividade.

O foco principal não é sobre a moda em si, mas sim na vingança da Cruella. Mas os looks das duas vilãs do filme não passaram despercebidas. Particularmente, eu amei o estilo puck rock nas roupas da Estella e de como esse mesmo estilo ficava mais elegante e sofisticado em Cruella. Como se ela criasse as próprias regras e a mesma as quebrasse. Autêntica é o adjetivo perfeito para ela.

O filme é narrado pela protagonista e bem no início somos introduzidos a “Cruella” como uma persona. Um tipo de personalidade que a Estella tem dentro dela, e que sua mãe nomeou como “Cruella”. Como se a Estella fosse a versão boa e a outra a versão ruim. No decorrer dos acontecimentos nós podemos conhecer melhor a personagem.

.ㅤㅤㅤ.ㅤㅤㅤ.ㅤㅤㅤ.ㅤㅤㅤ.ㅤㅤㅤ.

Durante o filme conhecemos a estilista master do momento, baronesa Von Hellman. Uma personagem completamente arrogante, mal educada e grosseira, praticamente a personificação de “cruella” que conhecemos no filme “101 dálmatas” de 1996.

A Baronesa interpretada pela impecável Emma Thompson, é uma personagem má que por um pequeno momento nos faz lembrar da temível Miranda Priestly do filme “Diabo Veste Prada”. Talvez pelo local de poder e a influencia na moda, é difícil não fazer essa quase comparação. Mas diferente da personalidade de Miranda, a Baronesa deixa bem claro a admiração pelo talento de Cruella. Porém, por ainda ser extremamente narcisista, a partir do momento que ela se ver numa rivalidade de poder contra Cruella seu ego fala mais alto.

A atuação de Emma Thompson é incrível. Ao mesmo tempo que ela é a vilã do filme, a sua leveza de alguma forma deixa a personagem até um pouco carismática. Esse papel poderia deixar ela só como uma vilã qualquer que é grosseira e chata, mas sua postura sempre muito elegante e inteligente, deixa essa vilã com um ar de “rainha”.

Os outros personagens são também muito importantes na história. É criado uma ótima teia de relações que durante o filme vão se interligando. Cada um tem seu momento de relevância, como se fossem um jogo de xadrez. Se faltasse qualquer personagem, a história ficaria incompleta.

.ㅤㅤㅤ.ㅤㅤㅤ.ㅤㅤㅤ.ㅤㅤㅤ.ㅤㅤㅤ.

Emma Stone serviu para esse papel como uma luva. É incrível como ela vai se transformando no filme. De como a personagem cria vida dentro dela. Isso fica ainda mais evidente quando ela está vestida de Cruella e quando analisamos que a atriz muda a voz para um tom mais grave, adicionando um novo aspecto. O filme trás uma explicação muito coesa sobre a reputação da Cruella sobre os dálmatas, o que deixa a história da vilã menos cruel mas não tira sua maldade. A personagem continua com a sua essência cruel, só que ainda não é no nível super má como conhecemos no filme de animação porque nesse filme a vilã “está se assumindo como a Cruella DeVil”. Então, acredito que essa essência vai ser aflorada futuramente (já que o diretor do filme disse que pretende fazer o Cruella 2).

E não posso terminar essa crítica sem pontuar os ótimos planos sequência que tiveram no filme. Tudo muito bem pensado. Direção, roteiro, figurino impecável e a ambientação… tudo muito bem harmonioso e bem colocado. Não ficaria surpresa se o filme tiver várias indicações nas premiações do cinema. Não é à toa o investimento da Disney na divulgação desse filme.

E por mais que eu tenha citado diversos pontos positivos sobre o filme, admito que ficaria ainda mais empolgada e satisfeita se eles tivessem focado só um pouquinho mais no mundo da moda. Mais especificamente na parte da criação. Achei que esse lado ficou um pouco de lado.

.ㅤㅤㅤ.ㅤㅤㅤ.ㅤㅤㅤ.ㅤㅤㅤ.ㅤㅤㅤ.

O filme teve a estreia nos cinemas nessa sexta (28), e os assinantes do Disney+ poderão conferir o com um valor adicional até o dia 11 de Junho. E ficará disponível para todos os assinantes do Disney+ em 16 de julho. Então quem ainda não assistiu não precisa se preocupar que ainda da tempo de ver.

E aproveitem! Esse filme merece uma pipoca.

A V A L I A Ç Ã O ⊹

Duração: 2h 17min
Data de lançamento: 2021
Gênero: Drama, crime
Nota:

Avaliação: 4.5 de 5.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s