🎧ANÁLISE | ‘Sour’ de Olivia Rodrigo – a nova voz da geração Z

Com apenas 18 anos sendo atriz e iniciando sua carreira de cantora e compositora, Olivia Rodrigo é a nova queridinha das paradas musicais. Dizem que é a possível substituta da Taylor Swift com muitas músicas de sofrências perfeitas para escutar enquanto está chorando lembrando da vida amorosa trágica. Além da identificação brutal que Olivia causa na geração dela: a geração Z.

Seu álbum Sour lançado no dia 21 de maio desse ano é o reflexo quase generalizado de uma geração que nasceu inserida no mundo digital. Além das indiretas bem diretas sobre seu último relacionamento, Olivia não mede palavras e honestidade para falar sobre suas inseguranças e o sentimento de inveja que insiste em aparecer quando se compara com as outras meninas de sua idade. Se parar para analisar, não é nada fora do comum do que todo adolescente sente e passa nesse período. E é inegável como essas inseguranças são mais intensificadas pelas redes sociais. Se antes a comparação existia mais na escola, hoje em dia é com o mundo inteiro. E o que ela passa mesmo sendo famosa, não difere das pessoas da geração Z (mais precisamente os nascidos depois dos anos 2000).

De início quando ouvi o primeiro sucesso não vi nada demais. A voz dela não é diferente de outras cantoras que já ouvi por aí. E as letras também são clichês como qualquer outra. Mas a questão nisso tudo, é que ela mesmo sendo parecida com tantos outros conseguiu se destacar. E só consegui entender isso pelos comentários das pessoas nos vídeos das apresentações ao vivo, clipes e site de tradução das músicas. Queria entender qual seria esse ingrediente secreto que fez Olivia Rodrigo virar essa febre e sucesso tão repentino.

E acho que encontrei: a sinceridade.

Não é atoa o sucesso dela. Muitas pessoas se identificam com as letras e com a sinceridade que ela deixa explicito nas canções. Trechos que definem os sentimentos de muitos jovens que passaram pelo mesmo, mas que ainda não tinha alguém mais atual que pudesse falar isso por eles de forma tão clara e certeira. Não tem mistério ou duplo sentido. A Olivia diz tudo de forma transparente. Decepção amorosa, relacionamentos conturbados, traição, insegurança e baixa auto estima. Parece um combo da juventude.

E não é apenas identificação. É inegável o talento que a Olivia tem. O estilo, o jeito ou as músicas podem até não agradar algumas pessoas. Tudo bem, isso é só questão de gosto. Mas não posso dar uma de implicante e sair falando que “odiei a nova queridinha do momento” só pra ser a do contra. Olivia Rodrigo tem muita técnica vocal e canta muito bem. De verdade. E provavelmente por ser atriz, consegue passar muito bem as suas emoções quando canta. Não é apenas soltar as notas certas no momento correto, é conseguir transmitir o sentimento que aquela música passa para quem está escutando. E queridos, no segundo refrão de “Drivers License” da pra sentir a dor dela como se ela gritasse enquanto canta.

Não posso esquecer de citar também a ótima produção das músicas. Da pra perceber claramente o estilo e a identidade que eles tentaram passar. Uma vibe bem filme adolescente revoltado misturado com o drama clássico. Acho que em algumas canções até senti uma leve influência de músicas do finals dos anos 90, principalmente na música “Good 4 u”.


Essa é uma artista que não sou fã, mas admito que vou ficar de olho. Ela teve um dos debuts mais bem sucedidos para uma menina de apenas 18 anos. Billie Eilish não foi muito diferente. Parece que essa geração teve alguma vantagem quando nasceram inseridas no mundo digital. As coisas acontecem mais rápido, assim como suas carreiras.

E sobre Olivia, gostaria de ver de longe até onde ela vai chegar. Acredito que será algo interessante de acompanhar.

E fique tranquilo, não precisa ser da geração Z para se identificar com as músicas. Fique a vontade para ser fã e escutar o que quiser. Quem muito se priva, deixa de viver.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s