Cite 3 pontos: Estilhaça-me

⌕ · Bem vindeㅤ✦ㅤBonina Citou⊱
⊰ escrito em ༄ 05 ∶ 01 ∶ 2021 ‹

Olá curiosos, vamos de lançamento?

No post de hoje estaremos conhecendo um dos projetos que idealizei ano passado e está saindo do papel agora!

O Cite 3 pontos é basicamente uma mini resenha. A ideia é citar 3 pontos positivos e 3 negativos sobre livros, filmes, séries, músicas entre outras coisas. E para a estreia desse novo projeto, eu trouxe o livro Estilhaça-me. No qual irei citar minha opinião pessoal em 3 pontos bons e ruins da obra.


Escrito pela autora Tahereh Mafi, Estilhaça-me foi o primeiro romance publicado pela autora no ano de 2011. A série conta com 6 livros principais, e 4 contos com histórias paralelas dos personagens. E é atualmente a série queridinha do público jovens e adolescentes.

Sinopse

Juliette nunca se sentiu como uma pessoa normal. Nunca foi como as outras meninas de sua idade. O motivo: ela não podia tocar ninguém. Seu toque era capaz de ferir e até matar. Durante anos, Juliette feriu e, segundo seus pais, arruinou o que estava à sua volta com um simples toque, o que a levou a ser presa numa cela. Todo dia era escuro e igual para Juliette até a chegada de um companheiro de cela, Adam. Dentro do cubículo escuro, Juliette não tinha notícias do mundo lá fora. Adam ia atualizando-a de tudo. Juliette não entendeu bem o que estava acontecendo quando foi retirada daquela cela e supostamente libertada, ao lado de Adam, e se vê em uma encruzilhada, com a possibilidade de retomar sua vida, mas por caminhos tortuosos e totalmente desconhecidos.

Fonte: Amazon


Cite 3 pontos:
negativos

  1. Desenvolvimento lento e fraco
    Sendo o primeiro livro escrito pela autora, isso fica bem visível no desenvolvimento da escrita e na falta de estrutura dos acontecimentos. O leitor vai descobrindo sobre a história conforme vai lendo. O que atrapalha um pouco para que a pessoa consiga se sentir inserida naquele mundo que está sendo apresentado. Além disso, o mundo que foi criado para o livro não é bem desenvolvido. Tem pouquíssimas informações sobre o que realmente aconteceu antes e o que está rolando por ali.
    .
  2. Narração falha
    Em vários momentos da leitura eu me senti perdida. Muitas ações dos personagens não eram conectadas com as ações anteriores. Como por exemplo um personagem X que está segurando um corpo nos braços abrir a porta…

    Ué, os braços não estão ocupados? como a pessoa conseguiu abrir essa porta? Foi exatamente isso que eu pensei quando li esse trecho. E claro, isso é só um dos exemplos pois tem outros em que a pessoa está deitada e depois em pé do nada. O que dificulta um pouco pra imaginar a cena na sua mente.
    .
  3. Romance com desenvolvimento fraco e superficial
    Como foi dito no ponto 1, o desenvolvimento foi feito de forma muito lenta. E você só tinha conhecimento sobre os acontecimentos e a história dos personagens com o decorrer da leitura. Por esse motivo a atração dos personagens me passou uma imagem muito superficial de início. Só na metade do livro você vai entendendo melhor, mas até chegar nessa parte o romance super apaixonado já está rolando e você fica meio ???

Cite 3 pontos:
positivos

  1. Leitura leve
    A leitura não é difícil e nem pesada. É possível terminar de ler em um dia se quiser. E mesmo tendo 50 capítulos, todos são bem curtos. Alguns tendo até uma página só de capítulo.
    .
  2. Narração diferente dos pensamentos da personagem Juliette
    Algumas pessoas não gostaram dessa caraterística da escrita, mas eu achei bem interessante e diferente. O livro é basicamente narrado pela Juliette, e podemos entender que existe um conflito interno com dois lados dela. Um lado bom e outro ruim (talvez).

    Vemos constantemente no decorrer da leitura, a autora riscando os pensamentos “ruins”. E eles aparecem do nada, como se fossem um pensamento momentâneo. O que pode ser confuso para algumas pessoas, mas eu achei bem interessante pois nunca tinha lido algo com esse tipo de estrutura.
    .
  3. Edição chamativa
    Não podemos negar que não só a capa mas a edição é bem bonita. Achei essa nova atualização da capa interessante e que faz mais sentido com a história. Que difere bastante da capa antiga que mais parecia um livro de modelo ou algo do tipo.

    E esse olho no meio da capa, além de bem apelativo pois você se sente observado, ele tem uma paleta de cores bem agradável com bom uso nos detalhes dos cílios.

Conclusão


Particularmente, eu já tinha lido esse livro por volta de 2013/2014, quando quase ninguém conhecia. Porém, atualmente percebi que esse livro virou uma série e cresceu muito. E outra coisa que me chamou muito a atenção, foi o fato dos livros terem conquistado uma legião de fãs. E por esse motivo eu decidi reler o livro no final do ano passado.


Atualmente estou lendo a continuação Liberta-me (mais por curiosidade de saber porque as pessoas gostam tanto do Warner, sendo que ele é o vilão no primeiro livro), e talvez eu volte para dar a minha opinião sobre esse livro e dizer também se vou continuar lendo a série de livros ou não.

De qualquer forma espero que tenham gostado! e caso você já tenha lido, cite aí nos comentários, na sua opinião, os 3 pontos positivos e negativos do livro Estilhaça-me


Até mais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s