BLACKPINK realmente popularizou o conceito “Girl Crush”?

É evidente que o conceito girl crush, também conhecido como girl power, é um dos conceitos mais populares no kpop atualmente, mas antes de responder realmente a pergunta do título precisamos contextualizar um pouco sobre o que é o conceito Girl Crush e os principais grupos que popularizou esse conceito primeiro na Coréia do Sul, antes de ficar popular mundialmente.


O que é o conceito Girl Crush?

Há várias definições sobre o conceito “Girl Crush”, mas a que mais de encaixa são músicas do empoderamento feminino, mas principalmente, são músicas que valorizam a liberdade de ser quem você é. Como uma mulher que são independentes, que não precisa necessariamente de um parceiro pra ser uma pessoa realizada, que amam sua própria imagem e são contra padrões e que dão valor a liberdade de fazer aquilo que querem fazer. E a imagem está sempre atrelada em atitude e confiança. Vistas sempre com mulheres fortes e decididas que não gostam de ser limitadas.

A roupa tem um conceito misturado de vários estilos voltado para o rock, street, hip-hop e grunge. Sempre com uma pegada meio alternativa e com “swag” (será que ainda usam esse termo?). As vezes usam roupas curtas e sexy, mas nem sempre. A roupa pode ser curta, mas a atitude nem sempre é pra ser sexy de forma proposital.

Geração Girl Crush de 2009-2010

Os girls groups de k-pop com conceito Girl Crush que debutaram entre 2009 e 2010 e que faziam bastante sucesso na coreia e até um pouco internacionalmente, foram 2NE1, Miss A, 4Minute, f(x) e After School (pode ter outros que deixei passar, se caso souberem pode deixar nos comentários). E depois que esses grupos tiveram disband entre 2015 e 2016, simultaneamente uma nova geração surgiu e teoricamente, o único grupo com conceito girl crush que debutou foi BLACKPINK. Sério, parece até mentira mas parece que não é. Se caso quiser saber melhor, vou listar aqui todos os grupos que debutaram entre 2015 e 2016 segundo o que está informando na listagem da Wikipédia, com os MVs de debut de cada uma. Fique a vontade para conferir.

2015⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀2016⠀⠀

Um adendo sobre Laysha, o conceito do grupo é sexy sexista kk e não ficou tão popular por ser apelativo demais. E outra observação também sobre o grupo Pristin que foi formado em 2016 mas só teve a estreia oficial em 2017.

E o BLACKPINK hein?

Pois bem, como deu pra perceber, teoricamente o Blackpink foi o único grupo feminino que debutou em 2016 com conceito Girl Crush e não teve nenhum com o mesmo conceito que debutou antes delas em 2015. Se caso tenham vistos os MVs citados acima, da pra ver de forma clara que quase todos os grupos debutaram com conceito semelhantes voltado pro fofo, inocente, dançante ou fresh, tendo pouquíssimos com uma pegada diferente, então só nesse fato já da pra imaginar porque o Blackpink chamou tanta atenção no debut delas.

Tendo em vista que todos os grupos populares de Girl Crush tinham acabado, no meio de tanto grupo novo chegando com conceito parecido, o Blackpink apareceu como algo “novo”. Foi definitivamente o momento certo para debutar, pois chamaram muita atenção das pessoas que gostam desse tipo de conceito, e tiveram destaque para as pessoas que estavam sentido saturado o conceito fofo/inocente/colegial.

Vale lembrar que no debut do BLACKPINK no dia 8 de agosto, com as músicas Whistle e Boombayah, elas tiveram seus primeiros sucessos número um na Gaon Digital Chart da Coreia do Sul e na tabela World Digital Song Sales da Billboard.

Não podemos esquecer

Naquela época o kpop já era conhecido por uma certa quantidade de pessoas fora da Coréia, mas ainda assim não era tão popular nas mídias (televisão, rádio, revistas e afins). E o principal responsável por espalhar a existência do gênero no mundo, foi o PSY depois que o MV e a música Gangnam Style se tronou viral no YouTube em 2012.

Só que acredite, ele não foi o único!

Antes mesmo de PSY se tornar um viral mundial, o grupo feminino Girls Generation já tinham se apresentado na televisão norte americana no início de 2012. Mas acho que elas não são citadas como precursoras da popularidade do gênero porque foi um caso meio isolado, tanto que muitas pessoas que estão lendo essa parte do post está sabendo dessa informação agora, acertei?

Enfim, 2012 foi o ano que realmente teve a abertura sobre o que é o kpop para o mundo, seja pelo PSY ou pelo Girls Generation, ambos tiveram um peso inicial. E ouso a dizer que talvez eles sejam o motivo para que muitas pessoas passassem a conhecer outros grupos de kpop, como por exemplo o próprio Blackpink que debutou batendo recordes e atraindo um massa grande de fãs internacionais.

Mas e aí? o BLACKPINK realmente popularizou esse conceito ou não?

Bem, levando em consideração que depois de 2016 quase não teve debut de grupos com conceito girl crush, e que teve um aumento significativo de grupos femininos com o conceito girl crush ou semelhante debutando ou trocando de conceito na Coreia a partir de 2018, na minha opinião, acredito que sim! BLACKPINK ajudou a popularizar o conceito Girl Crush na Coreia do Sul.

E como prova, vou listar novamente alguns grupos femininos com esses conceito que debutaram depois de 2016. E que curiosamente começaram a surgir depois de 2018, que também foi o ano que o Blackpink lançou Ddu-du ddu-du e bateu o recorde de mais assistido nas primeiras 24h no dia do lançamento e é um dos maiores sucessos do grupo até hoje.

E claro, não posso me esquecer também dos grupos que mudaram seu conceito inicial para o Girl Crush ou parecido com o conceito. Em alguns casos os grupos não mudaram completamente, mas o visual é o mesmo do girl crush. E outra coisa importante, nem todos os grupos mudaram de forma definitiva. Muitos podem voltar para o conceito de antes, mas só saberemos disso com o tempo.

Sobre os grupos que debutaram com conceito Girl Crush temos (G)I-DLE com a música Latata (2018), Everglow com a música Bon Bon Chocolat (2019), Itzy com a música Dalla Dalla (2019), PRISTIN V com a música Get It (2018), Secret Number com a música Who Dis? (2020) e Bling Bling com a música G.G.B (2020).

Aliás, o grupo Bling Bling já disse que tem o BLACKPINK como inspiração.

E o grupo Everglow também

O grupo Dreamcatcher (2017) não entrou pra lista pois o conceito delas é voltado para o rock, e o grupo Aespa (2020) por mais que tenham letras de empoderamento feminino o conceito da imagem delas é mais voltado para o futurístico/virtual.

Grupos que mudaram o conceito

Ps: eu pensei em colocar GFriend, Momoland e Twice na lista mas não acho que elas mudaram para o Girl Crush, elas só amadureceram musicalmente e/ou na imagem delas. Mas ainda continuam com a essência do grupo.

Finalizando

Antes que levem pra outra interpretação, preciso dizer que esse post não foi feito pra dizer que o BP “inventou o conceito Girl Crush”, mas que ajudou a popularizar. E não só isso, mas inspiraram outros grupos e irem de encontro com esse conceito que até então não era explorado como foi anos atrás. Tanto que alguns grupos novos de conceito GC falam abertamente que tem o Blackpink como referência e inspiração.

Sei que alguns grupos podem ter trocado de conceito porque queriam mostrar outro lado, mas porque então não fizeram como GFriend que só amadureceram o visual e música sem precisar necessariamente trocar de forma repentina.

Seria ingenuidade da minha parte se eu não observasse isso essas mudanças sem analisar as circunstancias. O Blackpink é visto atualmente como o maior Girl Group do mundo! E isso não são só os fãs que falam, são as matérias da Billboard, Vogue, Forbes e Grammy. Todo grupo feminino que debuta quer também fazer sucesso internacional, e por que não se inspirar no grupo femininos que está fazendo mais sucesso atualmente?

Podem até não gostar delas, e tudo bem porque vivemos num mundo de diferenças e gostos diferentes, mas em alguns assuntos não da pra simplesmente fechar os olhos e negar fatos. BLACKPINK são e serão conhecidas como as primeiras que chegaram em lugares que nenhum outros grupo chegou, seja como ato feminino ou não. E elas estão sim ajudando que outros grupos femininos como elas tenham visibilidade, é só observar nos recordes e o alcance que outros grupos de Girl Crush estão chegando. Sim, outros grupos de conceito Girl Crush pois, por algum motivo, os grupos de conceito fofo/inocente não chegam no mesmo alcance. E isso é puro reflexo de cenário feminino mundial.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s