📚RESENHA | Azul Instantâneo

“O rio não corre,
Só o pensamento”

Pedro Vale

⌕ · Bem vindoㅤ✦ㅤBlog por Elly Melo ⊱
⊰ escrito em ༄ 12 ∶ 08 ∶ 2020 ‹

ㅤ

ㅤ

ㅤ

.ㅤㅤㅤ.ㅤㅤㅤ.ㅤㅤㅤ.ㅤㅤㅤ.ㅤㅤㅤ.

⠀

Embaralhar das palavras.

Azul instantâneo, assim como o mar ou o céu, de longe parece ser calmo e sereno, mas quando visto de perto podemos entender a tamanha profundidade. Escrito no Facebook entre 2016 e 2017, o autor que vive na região chamada Madeira que faz parte do arquipélago de Portugal, uniu seus poemas mais elaborados para bagunçar a nossa mente e desconstruir os padrões da escrita e leitura.

Mesmo tendo apenas 76 páginas, Azul instantâneo não foi feito pra ser lido na pressa, ou com a voz dos nossos pensamentos. Cada poema foi feito pra ser saboreado como algo novo que você está experimentando, falando cada palavra no seu tempo, com calma, sem pressa… e só assim é possível sentir, degustando cada mensagem para pode entender sua essência.

ㅤ

ㅤ

.ㅤㅤㅤ.ㅤㅤㅤ.ㅤㅤㅤ.ㅤㅤㅤ.ㅤㅤㅤ.

⠀

Pedro Vale desafia a nossa criatividade e o nosso nível de interpretação para compreender os poemas da forma mais livre possível. E devo pontuar que pode ser uma leitura difícil para quem está acostumado no formato padrão da escrita comum, com linhas retas de início/meio/fim. Entretanto, acredito que ainda vale a pena tentar usar um pouco a nossa criatividade para criar estórias com as palavras, e tentar adivinhar ou entender o que o autor quer dizer em seus poemas. Não tem forma mais divertida e interessante do que ler um pequeno poema e girar ele para todos os lados até do avesso só para entender sua alma. É como viver a leitura com descobertas. E penso que e é isso que o Pedro faz produzindo essa obra recheada de Concretismo.

ㅤ

ㅤ

.ㅤㅤㅤ.ㅤㅤㅤ.ㅤㅤㅤ.ㅤㅤㅤ.ㅤㅤㅤ.

⠀

Me encanta e admiro a quantidade de poemas formando imagens, ritmos e interpretações com os jogos de palavras. Pedro mostra nesse livro a sua capacidade criativa e nos desafia a usar a nossa, então para quem está a procura de algo diferente e que faça sua mente viajar ou se embaralhar, esse livro de poemas é a melhor indicação. Mas para quem prefere uma leitura mais simples e de fácil compreensão, talvez esse livro não te agrade tanto.

Para quem ficou interessado, o livro Azul instantâneo está disponível gratuitamente no perfil do autor aqui no Instagram, para que possamos nos divertir no embaralhar das palavras e seus significados.

⠀

A V A L I A Ç Ã O ⊹

Nota: 8/10
Autor: Pedro Vale
Páginas: 76
Origem: Ilha da Madeira, Portugal.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s